quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Os Quatro Filhos de Hórus

Da esquerda para a direita: Imsety, Hapi, Kebehsenuef e Duamutef. Os símbolos à frete de cada um são seus nomes escritos em hieróglifos.
Segundo os contos mais antigos, Hórus teve os quatro filhos ao se casar com sua mãe Ísis. Segundo outros relatos, a mãe deles seria a deusa Hator, enquanto outros dizem que a mãe era Serket.


Vasos caópicos com as formas dos filhos de Hórus.
Os filhos de Hórus possuíam especial papel nos rituais e processos de embalsamento. Junto com a múmia eram colocados quatro vasos canópicos onde onde os órgãos previamente extraídos do morto eram colocados. Cada um dos vaso possuía a forma de um dos quatro filhos de Hórus.

Cada um dos filhos e cada um dos vasos era protegido por uma deusa específica e cada um representava um ponto cardeal específico e ajudavam o defunto em sua viagem ao reino dos mortos.

  • Imsety - Forma humana. Sua direção é o sul e era protegido por Ísis. Seu vaso guardava o fígado.
  • Hapi - (não confundir com os deuses gêmeos de mesmo nome) Cabeça de Babuíno.Sua direção é o norte e era protegido por Néftis. Seu vaso guardava os pulmões.
  • Kebehsenuef - Cabeça de falcão. Sua direção era o oeste e era protegido por Serket. Seu vaso guardava os intestinos.
  • Duamutef - Cabeça de chacal (assim como Anúbis). Sua direção era o leste e era protegido por Hator. Seu vaso guardava o estômago.
Como o coração era considerado o local onde a alma se situava no corpo, ela era deixada dentro do corpo. O cérebro era tido apenas como produtor de muco, então ele era liquidificado dentro da cabeça, removido e descartado.

Uma imagem de Osíris logo após ser mumificado. Atrás dele está sua esposa Ísis e a sua frente estão pequenasrepresentações dos filhos de Hórus que são os vasos canópicos onde seus órgãos estão guardados.

2 comentários: