Shu e Tefnut nasceram da vontade de Atum num
de auto procriação, já que, apesar de ser uma entidade masculina, ele
ainda possuía dentro de si a sua contraparte feminina original: Naunet.
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Tefnut |
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Shu |
Shu é associado ao ar e aos ventos que era comumente representado usando
uma coroa de penas de avestruz. Tefnut, sua irmã/esposa era associada à
umidade e à chuva e era mostrada como uma mulher com cabeça de leoa.
Diz a lenda que, certa vez, Shu e Tefnut saíram para se aventurarem no espaço vazio e se perderam. Rá, preocupado, mandou seu olho para procurá-los. Quando eles retornaram, Rá ficou tão feliz que chorou. De suas lágrimas nasceram os primeiros seres humanos.
Diz a lenda que, certa vez, Shu e Tefnut saíram para se aventurarem no espaço vazio e se perderam. Rá, preocupado, mandou seu olho para procurá-los. Quando eles retornaram, Rá ficou tão feliz que chorou. De suas lágrimas nasceram os primeiros seres humanos.
Geb é
associado à terra (matéria) e é representado às vezes como um homem com cabeça de
serpente (criatura rastejante que possui propriedades terrenas), ou
como um homem carregando um pássaro na cabeça, ou ainda como um homem
deitado no chão sob Nut.
Nut é associada ao céu (espírito) em oposição à terra. Ela é representada, às vezes, como uma mulher com um hieróglifo sobre a cabeça que significa jarro de água. ou como uma mulher enorme estendida sobre Geb.
Nut é associada ao céu (espírito) em oposição à terra. Ela é representada, às vezes, como uma mulher com um hieróglifo sobre a cabeça que significa jarro de água. ou como uma mulher enorme estendida sobre Geb.
Quando os dois se casaram, Atum temeu que seus futuros filhos pudessem querer tomar seu trono e proibiu que Nut tivesse filhos em qualquer dia do ano. Ela então ela foi procurar a ajuda de Toth.
Khonsu era filho de Amon e Mut.
Ele é representado tendo cabeça de falcão como Rá, mas, ao invés de
usar o sol acima da cabeça, ele usava a Lua, astro com o qual ele é
relacionado. Outras vezes era mostrado como um homem mumificado portando a lua na cabeça. É o deus do tempo. (A pronuncia de seu nome Khons ou Cons, mais tarde seria importada pelos gregos que o transformariam em Cronos, deus grego do Tempo.)
Toth apostou com ele: a cada partida que ele ganhasse, Khonsu deveria lhe dar um pouco de sua luz. Quando terminaram o jogo, Toth havia ganhado luz suficiente para fazer cinco dias e, como esses dias não faziam parte do ano, Nut pode usá-los para ter seus filhos: Osíris, Ísis, Set e Néftis.
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Nut (acima) e Geb (deitado no chão) separados por Shu. |
Então, o céu (Nut) foi separado da terra (Geb) pelo ar (Shu). Tefnut, sendo a esposa de Shu,
é às vezes retratada ajudando seu marido a separa os dois. Ela é a
umidade que permeia o ar entre o céu e a terra e se manifesta na forma
de chuva. Em épocas de seca, dizia-se que Tefnut havia ido embora, ou que havia brigado com Shu.
A separação do céu da terra, naturalmente, não deve ser visto de forma literal. Neste contexto o céu é o espírito e a terra é a matéria. Nos poucos momentos em que espírito e matéria se uniram nasceram quatro dos principais deuses existentes, mas, a partir desse momento, todos os seres seriam obrigados a viver num universo onde espírito e matéria estão separados para pagar o "pecado original" que Shu e Tefnut cometeram ao contrariar as ordens de Atum.
Próximo: Osíris, Ísis, Set e Néftis.
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